Receitas » BOLOS

12 2 h FĂĄcil 3 dias 1 mĂȘs
Loading

Bolo de baunilha e chocolate

INGREDIENTES

AJUSTE A SUA RECEITA:

porçÔes

DICA

Adicione 50 g de miolo de noz picado à massa de chocolate, no final da sua preparação.

PREPARAÇÃO

  • Unte uma forma redonda de 22 cm de diĂąmetro com manteiga e polvilhe-a com farinha; reserve. Prepare a massa de baunilha: misture o açĂșcar com a manteiga. Junte o ovo e a farinha e amasse. Envolva a massa em pelĂ­cula e leve ao frigorĂ­fico 15 minutos.
  • Com um rolo, estenda a massa sobre uma superfĂ­cie enfarinhada atĂ© ficar com espessura fina e forre o fundo e as paredes atĂ© meio da altura. Apare o excesso com uma faca e reserve.
  • Ligue o forno a 190Âș C. Para a massa de chocolate : Bata as claras em castelo, junte-lhes duas colheres, de sopa, do açĂșcar e bata mais. À parte, junte o chocolate partido em pedaços com a manteiga e leve a derreter, em banho-maria. Bata as gemas com o restante açĂșcar e adicione, aos poucos, o chocolate derretido. Bata mais um pouco e aromatize com a baunilha.
  • Adicione alternadamente a farinha e as claras em castelo, envolvendo delicadamente. Verta a massa na forma e leve ao forno, 35 minutos. Retire e deixe arrefecer na forma. Desenforme e reserve no frigorĂ­fico.
  • Faça o creme de chocolate: junte o chocolate partido em pedaços, o leite e a manteiga; leve ao lume, em banho-maria, mexendo atĂ© derreter. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e verta sobre o bolo. Reserve-o no frigorĂ­fico atĂ© servir. Decore com raspas de chocolate e miolo de noz.
© 2014 DescobrirPress, S.A. Todos os direitos reservados
Rua da Impala, nÂș33A - SĂŁo Pedro de Penaferrim - 2710 - 070 Sintra