Notícias» NOTÍCIAS

David Catapano, o superstar chef que também é jogador de poker

David Catapano, o superstar chef que também é jogador de

David Catapano, o superstar chef que também é jogador de poker

Não é preciso ser um profissional para saber o que fazer na cozinha e preparar receitas deliciosas. Mas o norte-americano David Catapano construiu uma reputação sólida como chef profissional ao longo dos anos, tendo-se tornado numa celebridade no seu país de origem. Conhecido pelo seu estilo descontraído, por algumas frases típicas ao estilo de Gordon Ramsay, e por ter participado em vários programas de televisão de canais como a Foody TV ou a The Food Network, Catapano é uma personalidade única do mundo da culinária que tem muitos, muitos truque na manga…

A cozinha italiana como inspiração

Natural de Queens, em Nova Iorque, Catapano destacou-se como chef devido ao seu conhecimento da cozinha tradicional italiana. Considerado um dos cozinheiros de referência do estilo mediterrânico nos Estados Unidos, Catapano inspirou-se nos pratos típicos do país dos seus antepassados para criar uma nova gama de comida italiana conhecida como twisted medditerranean. O seu talento para a cozinha continua a ser a base da sua carreira de sucesso. Mas Catapano tornou-se numa celebridade norte-americana principalmente devido às suas recorrentes aparições em programas de televisão.
Para além de ter figurado em várias produções de canais como o The Food Network, Catapano destacou-se também como escritor de Hollywood. A sua carreira como roteirista é relativamente curta, mas levou-o a trabalhar em séries de ficção conhecidas em todo o mundo, como CSI: Nova Iorque (série para a qual escreveu um episódio) ou The Mob Doctor, uma série de crime e drama para a qual Catapano contribuiu com quatro episódios, incluindo o episódio piloto. Um superstar chef que também trabalha como escritor de televisão não é algo que se veja todos os dias. Mas o rol de talentos de Catapano não fica por aqui: o talentoso cozinheiro de Nova Iorque também se destacou como treinador de futebol americano, ativista, e… jogador de poker!

Da cozinha para a mesa de poker

O poker é um dos jogos mais populares do mundo e é o passatempo favorito de muitas celebridades, desde os atores Ben Stiller e Matt Damon até aos atletas Neymar Júnior e Cristiano Ronaldo. Tal como muitos nova-iorquinos, David Catapano rendeu-se ao emocionante jogo de cartas e tornou-se tão bom que muitos o conhecem mais pelo seu talento para o poker do que pela sua carreira como chef. De resto, é possível que Catapano demonstrasse talento pelo poker ainda antes de saber cozinhar. De acordo com a sua página de Wikipedia, o chef aprendeu a jogar poker quando tinha apenas 9 anos de idade, e tornou-se desde então numa presença regular dos principais clubes de poker da cidade de Nova Iorque.
Atualmente, o poker é principalmente conhecido por ser um popular jogo de sorte e azar online. Só no nosso país, contabilizam-se milhares de jogadores profissionais e semiprofissionais que já se renderam aos sites de poker online Portugal. Mas Catapano é um jogador da velha guarda, que prefere frequentar os circuitos de poker clássicos da sua cidade natal. O seu local favorito para tentar a sorte? O Mayfair Club, uma célebre casa de jogos nova-iorquina que chegou a ser considerada “o melhor lugar para jogar às cartas em Nova Iorque” mas que acabou por ser encerrada pelas autoridades em 2000.

Treinador de futebol e ativista

Como se ser um chef profissional, um ávido jogador de poker, e um escritor de televisão não fosse suficiente, David Catapano também arranjou tempo para se dedicar a outra das suas grandes paixões: o futebol americano. Catapano encontrou muito sucesso como treinador das New York Dazzles, uma equipa feminina de futebol americano que jogava numa divisão local de Nova Iorque. Com o célebre chef no comando, as New York Dazzles conquistaram três títulos em três anos, o que é obra! O sucesso como treinador levou a que Catapano fosse posteriormente contratado pelos New York/New Jersey Hitmen, uma equipa masculina de futebol americano que chegou a competir na já extinta XFL.
Hoje menos focado na sua carreira como treinador, Catapano tem também sido destaque nos Estados Unidos devido ao seu papel como ativista. No ano de 1992, o célebre chef perdeu a perna num acidente de comboio no estado da Georgia. Desde então, ele tem colaborado com diversas organizações sociais que se dedicam a prestar apoio a vítimas de acidentes do mesmo género. Estas incluem a Amputee Coalition of America e ainda a Poker Players Alliance.
Na sua página oficial de Twitter, Chef David Catapano, o cozinheiro nova-iorquino partilha diversos conteúdos acerca de futebol americano e descreve-se como um renaissance man e orador motivacional. Lá, ele também partilha várias imagens de produtos que lhe foram oferecidos por marcas, com objetivos de promoção.
Catapano pode não ser o chef mais famoso do mundo, mas e com certeza o mais prolífico e surpreendente. Um homem com muitos talentos, Catapano tem vindo a desaparecer do foco do público desde que em 2016 editou a curta-metragem “Italian Style with Chef Catman”, que foi escrita, protagonizada, e realizada pelo próprio. Sem dúvida uma das grandes personagens do mundo da gastronomia.