Notícias» NOTÍCIAS

Vamos às Urtigas?

O 18º jantar Endògenos dedicado a um ingrediente especial: as

O 18º jantar Endògenos dedicado a um ingrediente especial: as urtigas, decorre no dia 17 de Novembro, às 19h30, no restaurante Quinta do Gradil. Os mentores deste projeto, António Alexandre e Nuno Nobre, desafiaram o Chef Daniel Sequeira que desenvolve neste espaço o seu conceito gastronómico focado principalmente nos produtos locais da região a criar um menu com urtigas.

Desde o início do ano que o Chef Daniel Sequeira e os mentores do Endògenos – António Alexandre e Nuno Nobre – investigam e desenvolvem um menu de degustação com este produto. O desafio tem como objetivo aproveitar a chegada das primeiras chuvas, que faz nascer algumas ervas muitas vezes mal amadas e esquecidas nos campos. Ervas como a urtiga, que tem importantes propriedades antioxidantes e nutritivas. A proximidade da serra de Montejunto à Quinta do Gradil forma um ecossistema propício para o crescimento deste tipo de ervas.

O menu de seis pratos, com harmonização vínica incluída (35€ por pessoa), desafia os participantes a conhecer esta erva que será valorizada com outros produtos locais:
MENU
Não respire:
Pão, Cavala, Cabra e Leitão
Quente e picante:
Canja de coelho
Castanhas, cogumelos shitake e urtigas
Bacalhau tinto em urtigas 
Urtigas, grão de bico, urtigas, lombardo
Javali nas urtigas
Marmelos, broa de milho, feijão canário, manteiga de cabra e mel
Doces e picantes:
Torta de urtigas, compota de dióspiro, gelatina de espumante e frutos do bosque

Venha descobrir tudo sem se picar!