Notícias» NOTÍCIAS

Mostra Gastronómica de Raia

A Ericeira recebe, no fim de semana de 22 a

A Ericeira recebe, no fim de semana de 22 a 23 abril, uma mostra gastronómica dedicada à Raia. A raia é um peixe abundante na Ericeira e continua a fazer parte da dos saberes e sabores da vila. Depois de seca, amanhada e bem lavada, a raia é passada por salmoura. Em dias de sol, é colocada à porta das casas para ir secando, pendurada nos estendais, como se fosse roupa lavada. Uma forma económica de alimentar a família em tempos difíceis. 

No âmbito do plano de divulgação dos produtos endógenos do seu território, a Câmara Municipal de Mafra, em parceria com a Nuno Nobre Consultoria, organiza cinco mostras gastronómicas dedicadas à valorização de cinco peixes e mariscos locais. Assim: Raia (22 e 23 Abril), Polvo (13 e 14 de Maio), Mexilhão (27 e 28 de Maio), Cavala (10 e 11 de Junho) e Percebes (24 e 25 de Junho).

Conceituados chefes de cozinha e 15 restaurantes locais vão apresentar novas propostas com os produtos referidos, incluíndo-as nas suas ementas. Vão também haver demonstrações culinárias, nos sábados e domingos programados, a partir das 16 horas na nova arena de show cooking instalada no Mercado Municipal da Ericeira. Os produtores regionais de vinho e cerveja artesanal do concelho de Mafra também estão presentes para harmonizar as propostas gastronómicas.

Para mais informações, contate Nuno Nobre Consultoria – http://www.nunonobre.com