Notícias» NOTÍCIAS

4.º Festival do Vinho do Douro Superior

Vila Nova de Foz Côa dedica três dias aos vinhos

Vila Nova de Foz Côa dedica três dias aos vinhos e sabores da região no 4º ” Festival do Vinho do Douro Superior”. De 22 a 24 de maio, dão-se a conhecer mais de 250 vinhos, efetuam-se as tradicionais “Provas de Vinhos” e ainda uma “Prova de azeites”. A oferta ainda conta com música ao vivo, a cargo de João Pedro Pais no dia 23 de maio e com dois espetáculos com o vinho como tema, do grupo Filandorra – Teatro do Nordeste.

A 4.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ está marcada para os dias: 22, 23 e 24 de Maio, em Vila Nova de Foz Côa. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, com produção da Revista de Vinhos, e que tem vindo a ajudar a afirmar a cidade como a “Capital do Douro Superior” e a sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter muito próprios.
 
ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras foi o recinto escolhido pela organização para hospedar o festival. Ao longo dos três dias, os visitantes da feira (de entrada livre) poderão ficar a conhecer mais de 250 vinhos de cerca de 70 produtores, não só de Vila Nova de Foz Côa como dos concelhos vizinhos de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.
 
O programa conta com as tradicionais ‘Provas de Vinhos’ que contará com os ‘Grandes Brancos’ , os ‘Grandes Tintos do Douro Superior’ e os melhores vinhos do Porto. Nesta edição, o cartaz inclui ainda com uma ‘Prova de Azeites’ e ainda música ao vivo, a cargo de João Pedro Pais, que actua na noite de Sábado, e do grupo Filandorra – Teatro do Nordeste, que apresenta dois espectáculos que têm o vinho como tema, como a peça As Bacantes, de Eurípedes. A pensar nos profissionais do sector do vinho e do turismo, vai ter lugar um colóquio que, apresentado e moderado pelo jornalistas e crítico de vinhos e gastronomia Fernando Melo, vai ter como tema o ‘Vinho e Turismo do Douro Superior’.